quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Bolinho de carne, de boteco.



Domingo é dia de comer bolinho de carne e tomar a minha Weiss, a preferida. É quase lei por aqui. Afinal, é o dia em que as gordices são permitidas!

Quase todos os domingos quando levanto as crianças já falam: "Lá vem a mãe querendo ir pro Shangri-lá"! E até parece que eles não gostam... O Shangri-lá para os amigos que não são daqui, é um mercado municipal em Londrina, onde você encontra (quase) tudo, e tem uns botecos, onde os amigos se juntam aos sábados e domingos de manhã pra dar risada, comer, beber...

Aí, anteontem, uma terça-feira, resolvi fazer o tal do bolinho do Shangri-lá em casa, e não é que deu certo! É claro que "inventei" a minha receita, porque não tenho a original, mas de tanto comer e observar, acho que sei tudo o que vai. O que importa é que ficou muito bom, aqui em casa disseram que até melhor, mas eles não contam, são meus eleitores.

É bem fácil de fazer. Os ingredientes são simples e quem tem o hábito de cozinhar, normalmente os tem em casa, com exceção da carne que é melhor que seja fresca, aí você compra no dia. O preparo também é simples. Eu diria que o segredo está no tempero e no empanamento. E a forma que eu conto a receita aí embaixo, é para que até o mais leigo de cozinha possa fazer.



O que vai:

1 kg de carne moída (usei Patinho)
2 tomates sem sementes bem picadinhos (o menor que você puder)
1 cebola grande bem picadinha ou ralada
3 dentes de alho grandes bem picadinhos ou amassados
1/2 maço de salsinha
1/2 maço de cebolinha
2 pimentas dedo de moça sem sementes picadinhas
1 colher (sobremesa) de azeite de oliva
1 pitada de chimichurri
1 pitada de orégano
Sal à gosto do freguês

Para empanar e fritar:
2 ovos
Farinha de trigo
Farinha de rosca
Óleo pra fritar, a quantidade depende da sua panela ou frigideira, deve ser o suficiente para imergir os bolinhos.


Como fazer:

1- "Mise en place" baby!!! Sempre. Comece separando os ingredientes, tudo o que for usar na receita. Isso facilita e agiliza muito. E pique tudo o que tiver que picar, como diz na receita aí de cima.



2- Agora é só pegar uma travessa ou bacia redonda e colocar tudo lá, a carne moída, tudo o que você picou, a pimenta e os temperos. Misture bem, muito bem, e não tem jeito, tem que ser com as mãos. Pode usar luvas, se preferir, ou higienize apropriadamente as patinhas, você não vai querer estafilococos no seu bolinho, vai?

3- Depois de muito bem misturado é a hora da prova. Pra testar o sabor, principalmente o sal, você pode provar cru, que é como faço, ou, se não gostar de quibe crú, steak tartar, carpaccio, enfim, se não der conta de carne crua, pode fazer um bolinho pequeno, empanar e fritar. Corrija o sal e o tempero se necessário e misture bem, mais uma vez.


4- Com a massa do bolinho pronta, faça bolas bem apertadas (o tamanho você escolhe) e achate com as mãos. No tamanho que fiz, essa receita rendeu 20 bolinhos (renderia, depois eu explico!). E depois de achatados eles ficaram com mais ou menos 10 cm de diâmetro.

5- Se você quer bolinhos sequinhos, que a casquinha não desgrude da carne e que seja crocante por fora e macio por dentro, a hora de empanar é bem importante pro sucesso da receita. Passe todos os bolinhos na farinha de trigo até ficarem bem cobertos e firmes, mas retire todo excesso. Ai, passe no ovo e depois na farinha de rosca, da mesma forma que fez na de trigo. Estão prontos pra fritar!



6- Frite em óleo bem quente! Essa parte é uma aventura pra quem mora em apartamento. Não vou mentir, essa fritura faz sujeira. Forre o chão, tire a roupa da lavanderia, se ela for ao lado, como a minha e ligue o exaustor no mega power blaster... Se não tiver um, sugiro que vá fritar na casa da mãe, na chácara do amigo ou apenas se prepare para limpar tudo depois, que vale a pena.

Eles não ficaram iguais aos do Shangri-lá, nunca ficam, se é outra pessoa quem faz. Mas ficaram bons pra cacete. Experimente!

Ah! Mais uma coisa... Olha aí embaixo! A receita renderia 20 bolinhos, só fritei 10, e os outros 10 renderam o almoço do dia seguinte. Espalhei a metade da massa que eu não usei num refratário, cobri com mussarela e coloquei pra assar. O bolão de carne assado também ficou uma delícia!




3 comentários:

  1. obtigado pela receita, eu vou sempre ao shangri-lá só para comer aqueles bolinhos, são maravilhosos

    ResponderExcluir
  2. Vou fazer agora pro almoço!!! Obrigada

    ResponderExcluir
  3. Maravilhosa...amei a receita👏👏👏👏mande mais dessas😋😋😋😋😋😘😘😘😘

    ResponderExcluir