terça-feira, 10 de junho de 2014

Batatas Croatas!



A Copa do Mundo 2014 começa em dois dias e quem gosta de futebol, de reunir os amigos e a família, e de festa, já está começando a organizar a bagunça, como nós!

Por aqui as batatinhas em conserva que servirão de petisco já estão prontas (curtindo até lá, na verdade!). 

Chamei de Batatas Croatas não porque é o que se come em Zagreb. É só uma homenagem ao nosso primeiro adversário na Copa, a Croácia, que deve perder, claro!



O QUE VAI :

2 kilos de batata bolinha pequenininha
500 ml de Azeite de Oliva
500 ml de vinagre branco
1 vidro de azeitonas verdes fatiadas (170 gramas drenado)
3 cebolas médias (usei 2 brancas e 1 roxa) cortada em cubinhos
8 dentes de alho grandes fatiados
7 pimentas dedo de moça frescas  - 4 picadinhas e 3 inteiras (Pode usar mais ou menos)
4 folhas de louro
2 raminhos de alecrim
1 maço de salsinha bem picadinho
1 maço de cebolinha verde bem picadinho
¼ de um pacotinho de Orégano
Sal à gosto

COMO FAZER:

1. "Mise en place" baby!!! Comece separando os ingredientes, tudo o que for usar na receita. Isso facilita e agiliza muito. Enquanto isso, já deixe as batatinhas de molho na água quente.

2. Lave bem as batatas com a ajuda de uma escovinha (nova, por favor!!!), já que elas são preparadas com casca, e nem preciso dizer o que vem na casca de legumes e frutas hoje em dia, né?!



3. Cozinhe as batatinhas em uma panela grande com uma quantidade de água suficiente para cobri-las, com um punhado de sal e 1/3 do vinagre. Faça uns furinhos com palito de dente antes de cozinha-las pra já pegarem um pouco do sal. O tempo de cocção vai depender das batatas e do fogão. Elas devem ficar ‘al dente’, por isso, nem sonhe em coloca-las na pressão, perderia o ponto certamente. Em casa demorou entre 25 e 30 minutos. Vá espetando o palitinho até perceber que estão no ponto.

4. Enquanto as batatas cozinham, corte e pique tudo como indica a receita.

5. Quando estiverem no ponto, retire-as da panela e deixe esfriando. Na mesma panela coloque metade do azeite e refogue tudo, menos o cheiro verde. A ordem: Frite a cebola e o alho por uns 5 minutos ou até amolecerem, mas sem dourar; em seguida coloque a pimenta e um dos raminhos de alecrim; coloque então a azeitona; e por último o orégano, as folhas de louro e o sal e deixe mais uns cinco minutos, mexendo de vez em quando.



6. Quando o refogado estiver pronto, desligue a panela, espere esfriar um pouco e misture o restante do vinagre.

7. Aí, é só escolher um vidro ou um pote que feche bem (de preferência hermético) colocar as batatas, o refogado, o cheiro verde, o outro raminho fresco de alecrim, as pimentas inteiras e o restante do azeite, misturar muito bem tudo, tampar, esperar esfriar e colocar na geladeira.

Dicas:

- Como é uma conserva, o sabor vai ficando mais acentuado com o tempo. Nessa, o ideal é que se espere pelo menos 3 dias antes de servi-las, pra pegar bem o tempero.

- Como os temperos afundam e algumas ficarão pra fora do “molho”, durante os dias em que as batatinhas ficarem curtindo no azeite e temperos, mexa sempre que possível, para que todas fiquem imersas na maior parte do tempo. Mexa sempre com um talher limpo e seco para não estragar a sua conserva.



Bom apetite rumo ao hexa!!!








Nenhum comentário:

Postar um comentário